terça-feira, 14 de outubro de 2008

Os doze mandamentos do discipulador



OS DOZE MANDAMENTOS DO LÍDER DE CÉLULA


Estes “mandamentos” visam preservar a pessoa do Líder de Célula e devem ser observados com essa intenção.

“Quando alguém está querendo aprender, o conselho de uma pessoa experiente vale mais do que
anéis de ouro ou jóias de ouro puro” (Provérbios 25.12)
.
1º . “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente” (Mateus 22.37 / NTLH);
2º. “Ame os outros como você ama a você mesmo. Toda a Lei de Moisés e os
ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos” (Mateus 22.39-40 / NTLH);

3º. “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12.14);

4º. “Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus.Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada” (Hebreus 13.17 / NTLH);

5º. “Orem sempre” (1ª Tessalonissenses 5.17 / NTLH);

6º. “Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes. Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor” (1ª Coríntios 16.13 / NTLH);

7º. Não emprestarás dinheiro, cheque, cartão de crédito etc. ao teu liderado, nem ao teu líder;

8º. Não serás fiador de teu liderado, pois “O homem falto de entendimento compromete-se, ficando por fiador do seu próximo” (Provérbios 17.18);

9º. Não tomarás emprestado de teu liderado, pois “os ricos mandam nos pobres, e quem toma emprestado é escravo de quem empresta” (Provérbios 22.7 / NTLH);

10º. Não venderás, nem comprarás de teu liderado;

11º. Não deixarás teu liderado sem cobertura espiritual;

12º. Não assumirás compromisso que não possas cumprir em 24 horas.

Ministério de Aliança Internacional de Santidade
Igreja do Nazareno de Brasília

Orientações básicas sobre o Jejum

Orientação sobre o Jejum

O Jejum é um ato de humilhação diante de Deus.È uma forma de colocar a carne submissa ao Espírito.È um tipo de exercício espiritual, quando decidimos que durante um espaço de tempo ,vamos deixar de dar atenção a nossa necessidade física para nos dedicarmos aos interesses espirituais.Alguns exemplos bíblicos nos mostram que Deus valoriza o jejum, quando o mesmo é feito de coração como uma oferta ao Senhor e não com a intenção de fazer negócio com Deus. Vamos jejuar e oferecer esse jejum como culto ao Senhor.Se Ele quiser nos abençoar pelo que fizemos, graças a Deus.Não estamos fazendo comércio espiritual.O Jejum para ser válido precisa estar associado a uma disposição de conserto do que está errado (Isaías 58).
O Jejum é a abstinência de alimentos .Na Bíblia não existe jejum de brincos, nem de pintar cabelos, nem de passar uma ano usando saia, nem coisas semelhantes a essas.Isso não é jejum, são consagrações e comandos para abrirmos mão de algumas regalias.Pode haver jejum precedido de abstinência sexual com concordância .Os conjugues devem entrar num acordo sobre isso porque I Cor 7,nos mostra que existem regras para a abstinência sexual.Não proponha um jejum e depois consulte o conjugue.
Se o marido e mulher forem pessoas de Deus , deverão entrar num acordo de se privarem um do outro por um período de tempo.Também não se esconda atrás de uma falsa santidade para provar ao seu conjugue do que lhe é devido no relacionamento íntimo do casal.Por causa disso marido e esposas tem caído em adultério.
Há pessoas que se imaginam muito santas, mas vivem num casamento destroçado.Perdem a referencia familiar e querem jejuar pelos outros.

Como deve ser a aparência quando jejuar:

A Bíblia diz em Mateus 6:17, lave o rosto e não fique com aquela tristeza quando jejuar.
Coloque uma pastilha na boca para tirar o mau hálito para que ninguém fique sabendo que você está jejuando.
Existe um jejum de proclamação onde todo o povo era convocado a jejuar, por isso todo mundo sabe que estão jejuando,mas quando for pessoal somente você precisa saber.Não sai apregoando que está fazendo jejum.(Mt 6:17)

O jejum pode ser integral ou parcial.

Por exemplo, você pode jejuar parcialmente tirando toda comida sólida e bebendo sucos (de laranja,abacaxi,e tomate) é um tipo de jejum que o corpo não sente fome mas é reposto de sais minerais.Evita enjôo e fraqueza Obs: Que os sucos sejam tomados em pequenas quantidades e devagar somente quando se sentir enjôo Uma sugestão é que se no primeiro dia se sentir uma fraqueza irritante e talvez forte apetite, talvez seja aconselhável ingerir uma pequena porção de comida.No terceiro dia o sentimento de fome gradualmente vai diminuindo e a fraqueza não será tão forte. Assim como o corpo precisa se ajustar ao término do jejum, também precisa ser disciplinado para o início.
Um jejum de quarenta dias apenas com água deve ser com acompanhamento sacerdotal senão você pode adoecer gravemente e até morrer.Algumas pessoas jejuam e o líder não sabe .Por desobediência, por fazerem algo que não é de sua competência,alguns ficam cheios de doenças tanto na alma quanto no físico.O jejum prolongado deve ter acompanhamento médico, o sacerdote é um médico espiritual e o secular pode se tornar um orientador espiritual.
Se você vai jejuar 40 dias seguidos consulte seu médico, ele vai dizer se você pode ou não fazer esse tipo de jejum.
Cada um de nós precisa estar debaixo de uma cobertura.Não podemos fazer jejum ou votos aleatórios, ou sem uma orientação.Deus até pode receber sua oferta,mas melhor se for pelas vias corretas.
As coisas têm que andar debaixo de ordem ,porque o Reino de Deus é organizado,não é do jeito que quero.Se você quer ter um ministério de libertação ,profético e de conquista,entre em jejum acompanhado pelo seu líder, Jesus foi acompanhado pelo Espírito Santo.Quem mais poderia acompanha-lo.Isso mostra que todos nós precisamos de cobertura e orientação.No entanto quem não pede a orientação, permanece desorientado.Tudo no reino espiritual obedece a uma ordem que chega do trono de Deus.Você deve ser discipulado antes de ser discipulado.Você deve se orientado antes de ser orientador.As você pensa que aprendeu tudo e passa a andar sozinha, só porque deu umas pernadas.Por causa disso você poderá colher conseqüências desagradáveis.

Existem 4 tipos de Jejum:


1- Jejum sem comida e sem bebida (Ex 34:27 – 28) é chamado jejum sobrenatural, foi feito por Moisés durou 40 dias)
2- Jejum sem comida , e sem bebida do tipo sucos,mas só bebendo água (é chamado jejum total)
3- Jejum com frutas,legumes e verduras, não se come nada de origem animal,nem leite é o que foi feito por Daniel durou 21 dias (Daniel 10:3)
4- E o jejum parcial que nós falamos antes.

Propósito de jejum:

Pessoal (por consagração;santidade, etc.)
Familiar ( pelos nossos familiares)
Intercessão( por algum amigo, pelo patrimônio, etc.)

Tipos de Jejum

Jejum de quebra de fortalezas Mt 17:21
Jejum de arrependimento
Jejum de conquista
Jejum para buscar a Face de Deus
Jejum para confirmação de chamado vocacional
Jejum para conquista de ministério


Tempos de Jejum:

Um dia ou 24 horas
È o propósito de consagração pela sua vida pessoal, se você se encontra com algum tipo de pecado que não está conseguindo vence-lo.Muito comum entre os cristãos este tipo de jejum de 24 horas.

Três dias:Este é feito a nível de batalha espiritual Ester teve a função de salvar uma Nação inteira da destruição e estermínio, mas não Jejuou sozinha teve toda a nação com ela,geralmente é um jejum feito por convocação entre os líderes, quando "alguém" principado dom tipo que Ester estava enfrentando aqui tenta terminar com uma igreja através de vexames ou derotas,etc. È um jejum para abrir portas (leia o livro de Ester)

Sete dias:
Tem o propósito de conseguir uma benção específica.

Vinte e um dia:
È um dos jejum mais completos porque atraí os céus, a terra, confronta principados da maldade e os príncipes de Deus se levantam ao nosso favor (Leia o livro de Daniel)

Trinta dias:
Para anular decretos que foram lançados por satanás contra o povo de Deus, contra nós, contra um estabelecimento, etc.

Quarenta dias:
Para saber quais os seus ministérios, confirma-lo,desata-lo, faze-lo crescer e para que o nosso ministério encontre respaldo.
Obs: Esses são os únicos jejuns que eu encontrei na Bíblia, se alguém tiver algum outro escrito na bíblia por favor me envie pois há muitas dúvidas nas mentes das minhas discípulas.Com relação aos jejuns e quero ajuda-las.

Existem alguns tipos de tentação que podem sobrevir durante o jejum:

1- Tentar a Deus com pedidos fora da palavra;
2- Implantar no coração que você é muito bom;
3- Pensar que agora você tem poder;
Esse estudo foi elaborado com base em dois livros :
Atos Profétiocos Ap. Renê Terra Nova.
Jejum a chave Mestra para as causas impossíveis