sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dele e Dela



Dele e Dela
Genesis 3:16-19

Depois de Adão e Eva terem pecado,Deus aplicou uma punição distinta para cada um deles. O julgamento de Deus sobre Eva estava relacionado à dor do parto, um papel singular da mulher.Esse julgamento não afetou o papel do homem no processo reprodutivo. O julgamento de Deus sobre Adão estava relacionado à frustração em seu trabalho.Espinhos e ervas daninhas tornariam o processo de cultivo mais difícil para Adão, um agricultor.
Ambos os julgamentos se colocariam como um lembrete constante da conseqüência do pecado, e cada julgamento foi feito sob medida.O julgamento de Eva girava em torno de um papel que era unicamente seu ( ligado a primeira parte do plano de Deus em Gênesis 1:28 ,”sejam férteis e multipliquem-se”), e o julgamento de Adão estaria diante dele todos os dias no campo, conforme trabalhasse para prover alimento a sua família ( ligado à segunda parte do plano de Deus, quanto a “subjugar” e “dominar” a terra).
A ênfase estava sobre a esposa como aquela que dá à luz filhos e sobre o esposo como provedor,mas esses papéis não devem ser vistos como divisões definitivas.Numa economia agrícola, a mulher do agricultor desempenha um papel vital no sucesso da lavoura,e Adão certamente tinha responsabilidade relacionadas à criação de filhos.A ênfase bíblica sobre a criação de filhos é sempre sobre os “país”, não apenas sobre a “mãe”. O que de fato descobrimos neste capítulo é uma introdução à idéia de variação de responsabilidades no casamento, com ênfase no trabalho em equipe para a realização dos planos de Deus.
Propósitos de oração:
1-      Ajuda para aceitarem seus papéis distintos dentro do casamento.
2-      Apoio para trabalharem juntos como equipe a fim de alcançarem os planos dele para vocês.
Reflitam juntos:
*Como cada um de vocês tem experimentado a punição específica sobre seu gênero ?
* Vocês entendem seus papéis como definitivos ou variáveis ?Quais responsabilidades são claramente suas,minhas e nossas ?

Para estudo adicional : Provérbios 31:10-31,Tito 2: 1- 13

Nenhum comentário:

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...