segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Onde está a Honra de Jesus em Nazaré

Para começar vamos dar uma olhada na declaração que Jesus fez com respeito á reação de sua cidade natal ao Seu ministério. Ele disse: "Não há profeta sem honra senão na sua terra,entre os seus parênteses,e na sua casa" Marcos 6:4)
A palavra chave aqui é honra.Eles não o honraram.
A palavra grega para honra é time (pronuncia-se "ter-mee"). Fiz um estudo profundo desta palavra e das palavras estreitamente relacionadas a ela.Consultei diversos dicionários de grego,comentários e outros livros contendo estudos do original grego.Também tive longas conversas com dois homens que falam grego fluentemente ;um deles mora na Grécia,e sua família agora é formada por quatro gerações de ministros,o outro é um ministro que mora na Grã-Betânia .As definições que vou dar a seguir são uma combinação de toda a informação que recebi dessas fontes.
A definição simplista e literal de time ( honra) é valorização.quando se fala a palavra time a um grego,ele pensa em algo valioso,precioso,de peso,tal como ouro.
Pense nisso - você não coloca outro na sua gaveta de quinquilharias;em vez disso,você separa para ele um lugar de honra.Outras definições para a palavra honra são apreciação,estima,favorável,respeito.
As vezes para compreender meu melhor uma palavra,devemos analisar o seu correspondente oposto.O antônimo de honra é desonra.A palavra grega é atimia .Algumas de suas definições são não demonstrar respeito ou valor,tratar como,ordinário ou servil.Quando se fala de desonra a um grego,ele pensa em algo comum,superficial e de que nos desfazemos facilmente,como o vapor.Uma forma mais pesada de desonra é ser tratado de modo vergonhoso,e até ser humilhado.
Observando meu estudo baseado em dicionários e comentários gregos descobri que honra pode ser demonstrada com uma atitude,uma palavra e até um pensamento.Mas toda verdadeira honra tem origem no coração .É por isso que Deus diz: "Visto que este povo se aproxima de mim e com sua boca e com seus lábios me honra,mas o seu coração está longe de mim,e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens "( Isaías 29:13)
Observe que Deus diz: "o seu temor para comigo ". A verdadeira honra é o fluir de um coração que teme a Deus.
Jesus disse que aqueles homens e mulheres de Nazaré sonegaram-lhe a honra.os populares de Sua cidade natal não o trataram como uma pessoa valiosa e preciosa.Não o reconheceram como Alguém enviado divinamente até eles para cumprir a vontade de Deus.Em vez disso,viram um homem normal,um garoto local comum que estava de pé diante deles.Jesus foi impedido de fazer qualquer obra poderosa.Não houve nenhum acontecimento notável,possivelmente algumas dores de cabeça,casos de artrite ou dores nas costas tenham sido curados.
Pense nisso, Jesus - o Filho de Deus,o Filho do Homem,plenamente cheio do Espírito Santo de Deus - é enviado para curar os enfermos e todos os que são oprimidos pelo diabo,mas não pode cumprir esta comissão,não porque não seja vontade de Deus que todos recebam cura naquela cidade,mas porque eles o restringem retendo-lhe a honra.Tratam-no como um habitante local comum.Portanto,recebem uma recompensa parcial muito pequena(somente alguns dos enfermos são curados).


Texto tirado do livro A recompensa da Honra de John Bevere

Nenhum comentário:

Fidelidade no espírito,alma e corpo

" Espírito, alma e corpo, plenamente conservados irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus" ( I Ts 5:23) Esse tema é uma...