quarta-feira, 2 de abril de 2014

Quando a prosperidade Mente

Você pode chamar amós de agitador. De pregador de catástrofe.De coletor de figos com idéa fixa de julgamento na cabeça.Mas não o chame de profeta ( especialmente de um profeta de carreira).
"Eu não sou profeta ", disse amós, "nem pertenço a nenhum grupo de profetas ,apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres.Mas o Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse : "Vá profetize a Israel, o meu povo " ( Am 7:14-15).
Assim Amós fez o que lhe foi pedido .Deixou sua casa e seus campos, a pouco mais de dezessete quilômetros ao sul de Jerusalém, e viajou para o norte a fim de advertir o povo dali de que sua postura materialista e idólotra receberia o feroz julgamento de Deus.A nação desfrutava um período de extraordinária prosperidade,graças ao declínio de seus adversários os sírios.
Não tendo mais necessidade de se manter um exército de prontidão,canlizaram seus recursos para os negócios,expandindo as rotas comerciais e auferindo lucros imensos.Cidadãos comuns que passaram a desfrutar nova riqueza começaram aconstruir mansões que antes estavam ao alcançe apenas da nobreza.Escavações arqueológicas daquele período revelam muitos exemplos da opulência que Amós condenou em nome de Deus."Derrubarei a casade inverno junto com a casa de verão;as casas enfeitadas de marfinm serão destruidas, e as mansões desaparecerão". declara o Senhor ( Am 3:15).
No lugar de demostrações religiosas vazias e de atos de piedade sem sentido,Amós exigia que o povo de Deus tratasse o pobre com justiça e o oprimido com misericórdia."Em vez disso,corra a retidão como um rio,a justiça como um ribeiro perene !".( 5:24)
é claro que os que estavam confortáveis e os que estavão convencidos não receberam sua mensagem muito bem. " Vá embora vidênte!", exigiam eles.Vá profetizar em Judá ;vá ganhar lá o seu pão.Não profetize mais em betel " ( 7:12-13).
Mas Amós continuou pregando, e opovo se recusou a dar ouvidos."Como tal desastre poderia nos atingir ", pensavam eles, "agora quedesfrutamos de tamanha prosperidade?" Eliseu,quarenta anos atrás não haviaprofetizado estesbons tempos ( IIReis 13:17-19) ? E Jonas não repetira isso mais recentemente ( II Reis 7:12-13).Reclamram eles para Amós.
A grande surpressa chegou em 722 a.C, quando o selvagem exército assírio despedaçou a complacência de Israel,queimando a cidade,matando os soldados e levando para o cativeiro distante os poucos cidadões estupefados que restaram.E assim se cumpriram as previsões nada bem vindas de Amós,mas muito reais,de um fazendeiro e catador de figos."Certamente chegará o tempo em que vocês serão levados com ganchos ,e os últimos de vocês com anzóis (4:2)
Profeta profissional ? Com certeza não.Apenas alguém que foi direto ao ponto.

Você gostaria de ser alguém usado por Deus assim para avsar o povo das coisas erradas que estão fazendo?

Lamento pelo Castigo do povo

Amós 5

1 Ouça esta palavra, ó nação de Israel, este lamento acerca de vocês:
2 "Caída para nunca mais se levantar, está a Virgem Israel. Abandonada em sua própria terra, não há quem a levante".
3 Assim diz o Soberano SENHOR: "A cidade que mandar mil para o exército ficará com cem; e a que mandar cem ficará com dez".
4 Assim diz o SENHOR à nação de Israel: "Busquem-me e terão vida;
5 não busquem Betel, não vão a Gilgal, não façam peregrinação a Berseba. Pois Gilgal certamente irá para o exílio, e Betel será reduzida a nada".
6 Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e a devastará, e não haverá ninguém em Betel para apagá-lo.
7 Vocês estão transformando o direito em amargura e atirando a justiça ao chão,
8 ( aquele que fez as Plêiades e o Órion, que faz da escuridão alvorada e do dia, noite escura, que chama as águas do mar e as espalha sobre a face da terra, o SENHOR é o seu nome.
9 Ele traz repentina destruição sobre a fortaleza, e a destruição vem sobre a cidade fortificada ),
10 vocês odeiam aquele que defende a justiça no tribunal e detestam aquele que conta a verdade.
11 Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho.
12 Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.
13 Por isso o prudente se cala em tais situações, pois é tempo de desgraças.
14 Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam.
15 Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.
16 Portanto assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos, o Soberano: "Haverá lamentação em todas as praças e gritos de angústia em todas as ruas. Os lavradores serão convocados para chorar e os pranteadores para lamentar.
17 Haverá lamentos em todas as vinhas, pois passarei no meio de vocês", diz o SENHOR.
18 Ai de vocês que anseiam pelo dia do SENHOR! O que pensam vocês do dia do SENHOR? Será dia de trevas, não de luz.
19 Será como se um homem fugisse de um leão, e encontrasse um urso; como alguém que entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente.
20 O dia do SENHOR será de trevas e não de luz. Uma escuridão total, sem um raio de claridade.
21 "Eu odeio e desprezo as suas festas religiosas; não suporto as suas assembléias solenes.
22 Mesmo que vocês me tragam holocaustos e ofertas de cereal, isso não me agradará. Mesmo que me tragam as melhores ofertas de comunhão, não darei a menor atenção a elas.
23 Afastem de mim o som das suas canções e a música das suas liras.
24 Em vez disso, corra a retidão como um rio, a justiça como um ribeiro perene! "
25 "Foi a mim que vocês trouxeram sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos no deserto, ó nação de Israel?
26 Não! Vocês carregaram o seu rei Sicute, e Quium, imagens dos deuses astrais, que vocês fizeram para si mesmos.
27 Por isso eu os mandarei para o exílio, para além de Damasco", diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos é o seu nome.

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...