sexta-feira, 18 de abril de 2014

Em havendo arrependimento, sempre haverá misericórdia.

1 ¶ Mas desgostou-se Jonas extremamente disso e ficou todo ressentido.
2  E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal.
3  Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a minha vida, porque melhor me é morrer do que viver.
4  E disse o SENHOR: É razoável esse teu ressentimento?
5 ¶ Então, Jonas saiu da cidade, e assentou-se ao oriente da cidade, e ali fez uma cabana, e se assentou debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
6  E fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
7  Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte, ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
8  E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso, oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
9  Então, disse Deus a Jonas: É acaso razoável que assim te enfades por causa da aboboreira? E ele disse: É justo que me enfade a ponto de desejar a morte.
10  E disse o SENHOR: Tiveste compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que, em uma noite, nasceu e, em uma noite, pereceu;
11  e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?


Comentário:
1-Jonas é um profeta como outro qualquer,recebe a mensagem de Deus e a entrega.
2-Mas aqui vemos que Jonas tomar uma posição de rebeldia diante de uma ordem.
3-Com sua própria opnião formada a respeito do povo de Nínive Jonas decide que não quer entregar a Profecia,começa haver uma luta interior e ele começa a ser tratado por Deus.
4-Na primeira etapa da Profecia Deus manda Jonas profetizar contra Nínive,enquanto a Profecia condizia com o que Jonas pensava a respeito daquele povo e ele obedeceu a Deus.
5-Porém ele não esperava uma reação de arrependimento da parte do povo que diz que eles proclamaram um jejum.
6-Seria correto após chamar a atenção de alguém e não esperar que haja arrependimento ? 
7-Pois Jonas em sua forma de pensar não esperava que o povo se arrependesse.
8-Mas esperava que a profecia de justiça se cumprisse, até podemos dizer aqui que Jonas era meio Justiceiro.
9-Ora quando Deus ouve o clamor do povo e se compadece deles,Deus manda Jonas voltar lá e dizer o oposto da profecia, que não haveria mais destruição pois os homens de Nínive haviam crido em Deus.
10-Era algo simples pra Jonas agora, chegar lá e dizer ok vocês se arrependeram dos seus maus caminhos pois que o Senhor Deus ouviu do céus o vosso clamor e se compadeceu de vós,não temas pois a cidade não será mais destruida.
11-Mas não é isso o que acontece, ele fica desgostoso,ressentido.
12-Ele até apresenta um quadro de um Deus que muda de opinião com frequencia ou que é vacilante em suas ordens,que ridículo.
13-Mas Deus não tomou aquilo por afronta, mas deu um tempinho pra Jonas pensar melhor sobre o que estava falando.
14-Quando Jonas começa a dizer que queria ser morto, porque a cidade não seria destruida, Deus usa a natureza para falar com Jonas, Deus faz crescer uma aboboeira, para fazer sombra enquanto esse descansava.
15-Passou-se o período de descanso e Deus colocou um bicho que foi e comeu a aboboeira e a matou, e o sol vem e fere a cabeça de Jonas.
16-Jonas fica triste demais e começa a pedir pela morte,então Deus fala com ele.9-Acaso razoável é que te enfades por causa da aboboeira?
10- Tiveste compaixão da aboboeira,na qual você não trabalhou nela,nem a fizeste crescer ,que em uma noite nasceu e em outra pereceu.
11- e não terei eu (Deus) compaixão a cidade de Nínive,onde vivem mais de cento e vinte homens que não tem discernimento algum.

Conclusão:Qeridos as vezes tudo o que nós queremos é justiça a qualquer custo, não queremos dar oportunidade das pessoas se arrependerem de mudarem de atitude,de ter a chance de corrigir seus erros.
Jonas revelou sua relutância em ir a Nínive,ele queria que os ninivitas fossem destruídos,e não perdoados.Jonas não entendeu que o Deus de Israel é também o Deus do mundo todo.
Você se surpreende quando alguém que você não esperava se volta para Deus ?Há muitas pessoas que temum visão limitada como a de Jonas.
Não se esquece que na verdade nenhum de nós mereceia ser perdoado por Deus,mas mesmo assim alcançamos seu perdão.
Mas Glórias á Deus que o Senhor não é assim, Ele é um Deus misericordioso, e em sua infinita misiricórdia sempre dá uma chance das pessoas se arrpenderem e mudarem.
Como foi com a cidade.
Que você possa ter em seu coração que a justiça de Deus é infalível contra a perversidade e os coraçãoes endurecidos, porém em havendo arrependimento da parte da humanidade sempre haverá da parte de Deus MISERICÓRDIA.
 

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...