sexta-feira, 16 de maio de 2014

Toda Pessoa esteja sujeita ás autoridades


Romanos 13:1-2

1 ¶ Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.
2  Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

Existe tanta coisa para se pensar nessa passagem,e iremos nos aprofundar nela mais tarde,mas agora quero somente comentar alguns pontos:
1º- Deus estabelece todos os que governam.A verdade é que ninguém pode estar num lugar legítimo de autoridade sem conhecimento de Deus.Precisamos ter esta idéia em nosso coração.
2º - Se nos rebelarmos contra essas autoridades,nos rebelamos contra a ordenação do Senhor,do próprio Deus, e aqueles que assim o fazem trazem julgamento sobre si mesmos.Precisamos lembrar que nosso Pai não é um líde faminto por poder - é o Autor dessas palavras,pois "toda autoridade e divinamente inspirada " 
( 2 Tim 3:16).
Embora não sejamos rápidos em admitir,muitos se veemresponsáveis somente perante Deus e não perante autoridades.Aqueles que pensam dessa forma entram em colisão com Aquele o qual dizem ser seu Senhor.Lembrem-se das palavras de Jesus a Saulo ( que mais tarde se tornou Paulo),"Dura coisa é calcitrares contra os aguilhões " Atos 9:5)
Fazendeiros em tempos bíblicos usavam agui8lhões.Um aguilhão comum possuía cerca de 24,38 metros,feitos de Carvalho ou madeira forte,da qual a casca era retirada.Na frente,uma ponta aguda era usada para esptaro gado,enquanto arava.Um boi certamente não resiste a um instrumento tão aguçado,capaz de produzir dor e prejuízo.Daí a expressão do provérbio dos dias de Paulo,que era usado para descrever a futilidade da resistência á autoridade superior de poder.
Aqueles que resistem á autoridade de Deus ,quer seja diretamente,como Paulo o fez,ou indiretamente,á sua autoridade delegada,se encontrão recalcitrando contra os aguilhões ns mãos de Deus.Na maioria das vezes,isso pode ser uma experiência dolorosa a lição na qual muitos de nós acabaremos aprendendo da maneira mais difícil.

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...