quinta-feira, 22 de maio de 2014

Filhos são como navios

O porto pode ser a maior segurança para os navios,mas ele foram construídos para estarem no mar.Assim também são os pais,pois mais cômodos que lhe seja,não criam os filhos para ficarem eternamente ancorados na família.Os pais têm toda infância e parte da adolescencia até que seus filhos construam seus próprios navios.
A mãe natureza deu algumas estações da vida para todos os homens: crianças(que vivem no navio dos pais);adolescentes(possuem pequenas embarcações que usam o navio como porto);adultos- jovens(jet skis em busca de parceiros para navegarem juntos );adultos ( comamdam navios com passageiros) senescentes "adj. Que vai envelhecendo, que se vai desgastando e enfraquecendo: organismo senescente. " (consultores dos navios); idosos (passageiros do navio do filho) 
Como podem as crianças comandarem um navio ?Isso é o que acontece com os pais que mesmo amando muitos seus filhos não o educam.Educar é formar valores que devem pertencer ao humano,não importa a idade.Os valores básicos são gratidão,disciplina,religiosidade,ética e cidadania.
Educar é também desenvolver competências profissionáis: estudo,aprender sempre,idependência finaceira com base na autonomia comportamental,habilidade e conhecimento profissional.
As crianças querem fazer tudo conforme suas vontades,querem mandar no navio.Os adultos,por não quererem traumatizar ou frustar as crianças,não as ensinam a desenvolver competências próprias da sua idade esubmetem-se aos seus caprichos.O navio familiar fica desgovernado.
Os adolescentes já querem independência mesmo usando barquinhos que se abasteçam do navio.Suas voltas não suportam , calmarias longas,falta de água,choques com outros barquinhos e, não raro,têm de ser içados de volta ao navio pelo cordão umbilical.
Adultos-jovens não tem autonomia comportamental nem independenciafianceira para tanto,mas vivem querendo comandar seus jet skis como se fossem navios.Muita teoria e pouca experiência de vida.Preferem a segurança do navio dos pais,mas arriscam-se em manobras radicais com seus jet skis e não raro carregam outro adulto-jovem na sua garupa.Acreditam serem adultos, e acontece: tem filhos. Que serão cuidados pelos avós...
Há adultos comandando navios como se comanda jet skis ou querendo ser passageiros no seu próprio navio.Alguns até querem tanto levar outros  passageiros na garupa que nem se dam conta das próprias crianças e adolescentes.Muitas vezes devolvem o comando do navio aos seus pais,que estão pronstinhos para curtir os resto da viagem descendo as praias com seus chinelos,óculos,bonés e aperitivos.
Alguns senescentes têm de assumir reassumir os comandos que já sonhavam passar aos outros,por exemplo,cuidando dos netosinfantes nos finais de semana e esperando que filhos crescidos voltempara o navio,e assim podem dormir o merecido sono da noite....Faz tempo que não dormem pelas preocupações com seu futuro,que já é hoje,mas que não chega nunca aos seus descendentes.
Como ninguém sente falta daquilo que não conhece,está mais que na hora de prepararmos melhor nossos filhos e netos.Só o amor não é mais suficiênte,pois é preciso educar os filhos para que comandem seus próprios navios.




Retirado do livro Quem ama Educa de Içami Tiba.

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...