quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Autoridade

Trago á memória novamente o significado da palavra Honra,é "valorizar,enxergar como importante e precioso". Se o objeto da nossa honra é uma pessoa que detém autoridade,a honra compreende o significado de respeito e até reverência.O Dicionário Wesbster (versão 1828) define honra como "reverenciar,respeitar,tratar com diferença w submissão,e realizar as obrigações relativas a". Desta definição podemos ver ainda que a submissão á autoridade é um aspecto da verdadeira honra.
Dizer que honramos a autoridade,deixando,porém,de nos submeter e obedecer á mesma é enganar a nós mesmos.Honrar a autoridade é submeter-se a autoridade,desonramos a autoridade quando não nos submetemos a ela.
Existem quatro Divisões da Autoridade
É fácil ter pouca consideração para com a autoridade delegada pelo Reino quando não temos uma compreensão clara da mesma,principalmente em nossa sociedade de hoje.Nossos corações precisam estar firmados nesta verdade.Costumamos ouvir de forma concisa:

"Todo homem esteja sujeito ás autoridades superiores,porque não há autoridade que não proceda de Deus;e as autoridades que existem foram por Ele instituídas.De modo que aquele que existem foram por Ele instituídas.De modo que aquele que se opõe á autoridade resiste á ordenança de Deus.(Rom 13:1-2)

Em primeiro lugar observe que não é um comentário feito a título de sugestão.Não é um conselho; é uma ordem.Observe também as palavras "todo homem". Isso significa qua não há exceção.Todos os que invocam o nome de Jesus devem estar sujeitos a esta ordem.
Quem são essas autoridades superiores ? Nesse texto específico, Paulo está se referindo ás autoridades civis ou governamentais.No entanto,estas palavras de exortação se aplicam não apenas aos líderes governamentais,mas também a outras áreas de autoridade delegada.
O Novo Testamento fala sobre quatro divisões de autoridade delegada: Civil,Eclesiásticas,Familiar e Social. Quando falamos da social devemos incluir empregadores,patrões,professores,técnicos,e daí por diante.Entretanto o Novo Testamento dá diretrizes específicas para cada área; na maioria dos casos, o conselho atravessa as fronteiras e se estende a todas as áreas da autoridade delegada.
Lembre-se que,ao falar de receber um profeta no caráter de profeta.Jesus complementou sua declaração mencionando um justo, e finalmente "um destes pequeninos". Como foi dito antes,por meio dessa sequência podemos ver três níveis diferentes de seres humanos que encontramos ; os que estão em posição superior a nós,os que estão no nosso nível, e os que foram confiados á nossa autoridade. Com relação aos que estão em posição superior a nós,muito embora Ele fale de um "profeta",tratando especificadamente de uma autoridade da igreja,os princípios atravessam as fronteiras e se estendem a todas as áreas de autoridade.A seguinte passagem bíblica confirma isso:

É por isso também que vocês pagam impostos.Pois ,quando as autoridades cumprem os seus deveres,elas estão a serviço de deus.portanto,paguem a todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades (Rm 13:6-7) 

As autoridades civis são indicadas por deus e estão trabalhando para Ele.Honrando-as,honramos Áquele que as nomeou; Deus ,por sua vez,nos honrará.Este é o princípio da honra.
Com relação á autoridade social,lemos:

Que todos os que são servos e estão sob jugo considerem seus próprios senhores dignos de toda honra (I Tm 6:1)

Isso hoje teria praticamente o seguinte significado "Que todos os que são empregados contratados considerem seus empregados ou patrões dignos de toda honra". Ou : "Que todos os que são estudantes nas escolas considerem seus professores dignos de toda honra". O mesmo seria válido para atletas e treinadores,ou outros tipos de relacionamento que envolvam um se submetendo ao outro.Com relação á autoridade familiar,lemos:

"Honra a teu pai e a tua mãe ( que é o primeiro mandamento com promessa),para que te vá bem,e sejas de longa vida sobre a terra:
 ( Efésios 6:2-3)

A recompensa por honrarmos nossos pais está ligada á ordem dada.Aprofundaremos essa discussão mais adiante.E,finalmente,com relação á autoridade eclesiástica,lemos:

"Queridos irmãos,honrem aos oficiais da sua igreja,que trabalham incansavelmente entre vocês e os advertem contra tudo o que está errado.Tenham grande consideração por eles e deem-lhes o seu amor de todo coração."( I Tss 5:12-13)

Há outras passagens bíblicas pertinentes ás áreas de autoridade específicas.O ponto é que deus nos diz para honrarmos cada área de autoridade delegada e,fazendo isso,estaremos aplicando o princípio da honra.Seremos recompensados.Se nosso galardão será parcial ou completo,no entanto,isso será determinado pelo grau de valor que dermos á autoridade.

Texto retirado do livro A Recompensa da honra de John Bevere.

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...