quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pedido de Livramento de Jerusalém

Qurando o rei Ezequias soube disso,rasgou suas vestes,vestiu pano de saco e entrou no templo do Senhor.Depois enviou o administrador dom palácio,Eliaquim,o secretário Sebna e os chefes dos sacerdotes,todos vestidos de pano de saco,ao profeta Isaías,filho de Amoz,com esta mensagem: "Assim diz Ezequias : Hoje é dia de angústia.de repreensão e de vergonha,como quando uma criança está á ponto de nascer e não há forças para da-lá a luz.
Talvez o Senhor , o seu Deus ,ouça as palavras do comandante de campo,a quem o seu senhor,o rei da Assíria,enviou para zombar do Deus vivo.E que o Senhor, o seu Deus, o repreenda pelas palavras que ouviu.Portanto,ore pelo remanescente que ainda sobrevive"
Quando os oficias do rei Ezequias vieram a Isaías,este lhe respondeu :
"Digam a seu senhor "Assim diz o Senhor : "Não tenha medo das palavras que você ouviu,das blasfêmias que os servos do rei da Assíria falaram contra mim.Porei nele um espírito para que,quando ouvir uma certa notícia,volte á sua própria terra,e ali farei com que seja morto á espada".
Quando o comandante soube que o rei da Assíria havia partido de Laquis,retirou-se e encontrou o rei partido contra Líbana.
Ora Senaqueribe foi informado de que Tiraca , o rei da Etiópia, saíra para lutar contra ele.Quando soube disso,enviou mensagem: "Digam a Ezequias,rei de Judá: Não deixe que o Deus no qual você confia o engane quando diz: Jerusalém não será entregue nas mãos nas mãos do rei da Assíria. 
Com certeza você tem ouvido o que os reis da Assíria têm feito a todas as nações, e como as destruíram por completo.E você que se acha que se livrará? Acaso os deuses das nações que foram destruídas pelos meus antepassados os livraram,os deuses de Gozã, de harã,de Rezefe e dos descendentes de idem,que estavam em Telassar? Onde estão o rei de Hamate,o rei de Arpade, o rei da cidade de Sefarvaim,de Hena e de Iva?
Então Ezequias após receber esta carta das mãos dos mensageiros e a leu. Subui ao templo do Senhor,abriu-a diante do Senhor e orou:
Senhor dos Exércitos ,Deus de Israel,cujo trono está entre os querubins,só tu és Deus sobre todos os reinos da terra.Tu fizeste os céus e a terra. Dá ouvidos Senhor  e ouve ,abre os teus olhos Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.
É verdade, Senhor,que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto.Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram,pois em vez de deuses,não passam de madeira e pedra,moldada por mãos humanas.Agora Senhor nosso Deus,salva-nos das mãos dele,para que todos os reinos da terra saibam que só tu Senhor és Deus.
Então Isaías filho de Amoz enviou esta mensagem ao rei Ezequias :
Assim diz o Senhor o Deus de Israel.
Ouvi filho meu a oração que fizeste a mim acerca de Senaqueribe,rei da Assíria.
E está é a palavra que o Senhor falou contra ele:
Á Virgem Cidade de Sião,despreza e zomba de você;
A cidade de Jerusalém meneia a cabeça enquanto você foge;
De quem você zombou? E contra quem você blasfemou?
Contra quem você ergueu a voz e contra quem levantou seu olhar arrogante?
Contra o Santo de Israel ! Sim você insultou o Senhor por meio dos seus mensageiros dizendo:
"Com carros sem conta subi aos mais elevados e inacessíveis cumes do Líbano.Derrubei os seus cedros mais altos,os seus melhores pinheiros.Entrei em suas regiões mais remotas na melhor parte de suas florestas.Em terras estrangeiras cavei poços e bebi água com as solas dos meus pés sequei todos os riachos do Egito.
"Você não soube que há muito eu já o havia ordenado,que desde os dias da antiguidade eu o havia planejado? Agora eu o executo,e faço você transformar cidades fortificadas em montões de pedra.
Os seus habitantes já sem forcas,desanimaram -se e envergonhados.
São como pastagens ,como broto tenros e verdes,como capim no terraço,queimado antes de crescer.
"Eu porém sei onde você está.quando sai e quando retorna, e quando você se enfurece contra mim.
Sim contra mim você se enfurece,o seu atrevimento chegou aos meus ouvidos, por isso porei um anzol no seu nariz e o meu freio em sua boca e o farei voltar pelo caminho por onde veio.


Obs: Texto em rosa Declarações do Senhor No Deus.
Texto em vermelho a Oração do rei Ezequias
Texto em itálico palavras do profeta Isaías 
Texto em azul rei da Azíria

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...