sábado, 22 de abril de 2017

DIÁRIO ESPIRITUAL

PRIMEIRO PASSO
Escreva aquele versículo que Deus usou para falar ao seu coração de modo especial

Exemplo: "O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E transbordante de alegria, vai vende tudo o que tem e compra aquele campo ( Mateus 13:44)

SEGUNDO PASSO
Rescreva esse versículo como se Deus estivesse falando diretamente com você ou como se você estivesse participando do texto.

Exemplo : O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual eu (escreva seu nome), tendo-o achado, escondi.E transbordante de alegria, vou, vendo tudo o que tenho e compro aquele campo ( Mateus 13:44)

TERCEIRO PASSO

Faça as suas observações sobre o texto bíblico. No seminário eles chamam isso de observar o contexto". A melhor forma de conseguir isso é fazendo perguntas para o texto. São aquelas perguntas simples: Quem? Quando? Onde? Para quem? O que aconteceu? Porque aconteceu ( ou disse) isso?
Preste atenção no seguinte. Geralmente, o contexto de um versículo inclui alguns versículos antes e alguns depois. em alguns casos, teremos que ler o livro (carta) todo ou conhecer outras passagens bíblicas.

Exemplo:
Quem falou esse versículo? Jesus (verso 37) .
Para quem Jesus falou esse versículo ? Para os seus discípulos (V36)
Quando foi isso?Mais ou menos no meio do ministério de Jesus, quando ele havia saído para ministrar as multidões por meio de parábolas  (v1)
Onde isso aconteceu? Foi na cidade de cafarnaum provavelmente na casa de de algum dos seus discípulos pescadores(vv 1-36 ver também  Mateus 4:13)
O que aconteceu? Jesus ensinava as multidões por meio de parábolas (V34) e os seus discípulos pediram que Ele as explicasse. Jesus explicou mas continuou usando de parábolas.
Porque Jesus ensinava usando parábolas? Para explicar mistérios do Reino dos céus (v11) e cumprir a profecia de Isaias (v14)

QUARTO PASSO

Agora escreva o que Deus falou ao seu coração .Deixe a caneta correr livremente. Não se preocupe em escrever bonito, pois o mais importante é registrar aquelas coisas que vem do nosso Pai Eterno. Lembre-se que é o seu diário. Não o compartilhe com ninguém, exceto suas discípulas .Somente a título de exemplo, leia um dos seus diários para as suas discípulas, porém esc olha com cuidado o que você irá ler.

Exemplo: Deus falou que eu posso "ter"o reino dos céus e também ter as coisas do mundo. Ele disse que eu tenho que escolher. Ele me falou claramente: eu dou uma vida transbordante de alegria para quem vive no meu Reino. Se você quer ter o Meu Tesouro,está na hora de fazer uma escolha definitiva. Por isso, vai (pense analise), vende tudo o que tem (se livre dos padrões da vida e das idéias do mundo) e compre aquele campo( fa ça uma consagração completa a Deus)

QUINTO PASSO
Escreva qual atitude ou hábito você decidiu mudar depois de ler e refletir sobre a Bíblia. Isso vale também no caso de ter decidido fazer uma coisa nova.

Exemplo: eu vou me consagrar mais ao SENHOR. Para isso , vou diminuir o tempo que assisto tv e vou usar esse tempo para cuidar das coisas de Deus ( orar, ler a Bíblia, fazer o diário espiritual etc)



A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...