sexta-feira, 4 de abril de 2014

Quando o povo confesa seus pecado

Esdras 10:1-17Esdras 10:1-17
1 - E ENQUANTO Esdras orava, e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação, de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro.
2 - Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel.
3 - Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme ao conselho do meu senhor, e dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a lei.
4 - Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age.
5 - Então Esdras se levantou, e ajuramentou os chefes dos sacerdotes e dos levitas, e a todo o Israel, de que fariam conforme a esta palavra; e eles juraram.
6 - E Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, e nem bebeu água; porque lamentava pela transgressão dos do cativeiro.
7 - E fizeram passar pregão por Judá e Jerusalém, a todos os que vieram do cativeiro, para que se ajuntassem em Jerusalém.
8 - E que todo aquele que em três dias não viesse, segundo o conselho dos príncipes e dos anciãos, toda a sua fazenda se poria em interdito, e ele seria separado da congregação dos do cativeiro.
9 - Então todos os homens de Judá e Benjamim em três dias se ajuntaram em Jerusalém; era o nono mês, aos vinte dias do mês; e todo o povo se assentou na praça da casa de Deus, tremendo por este negócio e por causa das grandes chuvas.
10 - Então se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido, e casastes com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.
11 - Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras.
12 - E respondeu toda a congregação, e disse em altas vozes: Assim seja, conforme às tuas palavras nos convém fazer.
13 - Porém o povo é muito, e também é tempo de grandes chuvas, e não se pode estar aqui fora; nem é obra de um dia nem de dois, porque somos muitos os que transgredimos neste negócio.
14 - Ora, ponham-se os nossos líderes, por toda a congregação sobre este negócio; e todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras venham em tempos apontados, e com eles os anciãos de cada cidade, e os seus juízes, até que desviemos de nós o ardor da ira do nosso Deus, por esta causa.
15 - Porém, somente Jônatas, filho de Asael, e Jaseías, filho de Ticva, se opuseram a isto; e Mesulão, e Sabetai, levita, os ajudaram.
16 - E assim o fizeram os que voltaram do cativeiro; e o sacerdote Esdras e os homens, chefes dos pais, segundo a casa de seus pais, e todos pelos seus nomes, foram apontados; e assentaram-se no primeiro dia do décimo mês, para inquirirem neste negócio.
17 - E no primeiro dia do primeiro mês acabaram de tratar com todos os homens que casaram com mulheres estrangeiras.
Casamento por conveniência 
Dizem que quando um homem se casa com uma mulher ,ele casa também com a família dela.
No caso de Israel antigo,as pessoas se casavam não apenas com as famílias, mas com os deuses qaquela família.
Depois de um terrível período de cativeiro na Babilônia, o povo judeu retornou para a palestina.
Um dia,chegou ali um estudioso da religião chamado Esdras.
Esdras se comprometera a obedecer à vontade de Deus e a ensinar as pessoas.
Isso trouxe à tona o espinhoso assunto dos casamentos mistos.
Quando os judeus retornaram para a palestina, o Senhor havia ordenado que eles permanecessem separados dos outros povos,com o objetivo de manter a pureza de sua devoção à Deus.
Deus proibia que seu povo realizasse casamentos mistos não por uma questão racial, ou ética,mas sim espiritual.
Os judeus porem,não obedeceram,eles se casaram com egípios,cananeus,hititas,moabitas e pessoas de outras nações próximas, e assimilaran seus deuses pagãos.
Os piores transgressores foram governantes e sacerdotes judeus.
Como resultado,Israel mais uma vez passou por momentos difíceis.Esdras caiu de joelhos e orou à Deus.
"Pois nós abandonamos os mandamentos que nos destes por meio dos teus servos,os profetas,quando dissestes "A terra que vocês estão conquistando está contaminada pelas práticas repugnantes dos seus povos".
Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e por causa de nossa grande culpa,como não ficarias irado conosco?
(Edras 9:10 -11-13-14).
A oração de Esdras foi sincera, ele chorou,atirou-se no chão na frente do templo.Com o passar do tempo sua honestidade para Deus inspirou outras pessoas.
O povo se reuniu e confessou seus pecados.Os líderes desenvolveram um plano para expiar o pecado de casar com vizinhos pagãos e adotar seus deuses.
O povo de Deus prometeu que,no futuro,teria mais cuidado,sabendo que, ao se casar,comprometia-se também com uma cultura religiosa,assim como com a família.

Provérbios 31 o Provérbio de conselhos

A mãe do rei Lemuel deu conselhos a ele e foram sábios,ela exortou ele ao dizer:
1- Meu filho,filho do meu ventre,filho dos meus votos.
3- Nãao gaste sua força com mulheres,seu vigor com aquelas que destroem reis
4- Não convem aos reis `Lemuel não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada,para que não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina, e deixem de fazer justiça aos oprimidos,mas dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer,vinho aos que estão angustiados,para que bebam e se esqueçam da sua pobreza,e não mais se lembrem da sua infelicidade.Erga a voz em favor dos que ão podem se defender,seja defensor de todos os desamparados.Erga a voz e julge com a justiça;
Defenda os direito dos pobres e necessitados.
No livro de Provérbios fala-se da mulher virtuosa e muitos acrediam que foi salomão quem escreveu os detalhes de uma mulher perfeita,mas na verdade quem escreveu foi o rei Lemuel e pelo visto ele tinha uma orientadora de eximia sabedoria sua mãe.
Ele decidiu escuta-la e descreve como deve ser a mulher perfeita.
Ele disse que ela deveria ser:
1- Mulher excelente em habilidades práticas.
2- Mulher forte e bem-sucedida.
3-Ao invés de se atreter em detalhes físicos se concentra em detalhes e características imutáveis ( não na aparência),pois essas características tornam uma mulher virtuosa e nobre.
4-Ele diz que ela deve ser digna de confiança.
5- Que ajuda o marido naquilo que ele faz.
6-Que faz enriquecer a via conjuta de ambos.
7-É negociadora,habilidosa que trabalha duro,reconhece uma boa oportunidade quando vê e suas muitas habilidades podem levar sua família a ser feliz e viver com saúde.
8- Levanta cedo,trabalha até a noite e alimenta os seus enquanto realiza complexos negócios imobiliários.
9-Ela se importa com as necessidades físicas de sua família.
10 - Também se importa com as necessidades daqueles que estão fora de sua casa.
10-Estendendo compaixão aos menos afortunaos que ela, fazendo campanhas edoações.

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...