terça-feira, 7 de abril de 2020

PASTOR

Fiz uma pesquisa em um grupo de amigos e a pergunta que fiz foi:
Defina um  pastor:
1-Seus atributos necessários para cuidar de uma igreja
2- O que desqualifica uma pessoa de cuidar de uma igreja.
3- Você concorda com o pastoreio de mulher ? Ou a mulher só pode pastorear somente se seu esposo estiver junto dela?
4- Uma mulher pode desempenhar o papel de igual  modo de um homem dentro da igreja no caso de não haver um homem que lidere a igreja?
5- Pode citar textos bíblicos e também não é o único que está sendo entrevistado, para esse assunto.

Minha maior surpresa foram as respostas
Todas com muito respeito e também com bases Bíblias, mas todas com muito receio do que falar,então diante disso eu me perguntei se haveria no meio cristão um certo receio sobre esse assunto, e descobri que sim, pois não podemos ignorar que vivemos num mundo machista, e dentro da igreja não é diferente, até se dá um certa libertada fala as mulheres dentro das igrejas , porém elas não tem voz ativa, e descobri nesses anos como pastora que até as mulheres são machistas, elas procuram outra mulher pastora não para se aconselhar mas para desabafar, porém quando tem que se aconselhar é o Pastor da igreja que ela procura, talvez ela pense que as mulheres não são tão imparciais na hora de aconselhamentos, ou são muitos emotivas? Não sei o que realmente as mulheres pensam sobre as pastoras, eu tenho uma ideia bem diferente sobre uma pastora,mas não vem ao caso o que eu penso né, e sim o que a Bíblia diz sobre a mulher e seu papel dentro da igreja, e não estou aqui tentando fugir do assunto como alguns amigos meus o fizeram ao responder, não mesmo, pois minha vida inteira tive pastora e pastor, quando tive que buscar conhecimento sobre como ser uma mulher sábia e idônea e que completasse meu esposo ,como fazer dele alguém melhor e até colocar ele para se assentar com os príncipes da cidade eu procurava minha pastora, que na época não obtinha o título de pastora pois não era permitido, mas ela sem dúvida era uma verdadeira pastora.
Porém quando se referia assuntos de igreja do que fazer e não fazer dentro da igreja como me comportar diante das adversidades eu procurava meu pastor, pois vim de uma igreja tradicional e o princípio dela é o patriarquismo . Então não estava de modo algum desmerecendo minha pastora ao procurar ele , pois quando era pra uma informação bem dura pra mim eu o procurava como alguém procura um pai.
Até eu e meu esposo tínhamos um ditado na época: Ele é seu pastor e não meu!
Na verdade não meu pastor sempre foi muito amoroso e muito zeloso com relação as mulheres dentro da igreja, nunca permitia que pessoas as menosprezasse ou que as desqualifica-se, isso mostrava que minha pastora era alguém tão amada e tão  bem cuidada por ele que ele meu pastor sabia como tratar das mulheres dentro da igreja.
Passei pouco tempo com ela, apenas dois anos, e logo Deus a levou pra Glória, mas foram dois anos de muito aprendizado, os conselhos que ela me dava traziam clareza e solução para problema do dia a dia.
Mas o foco aqui não é falar dela, mas sim da pergunta feita ao meu grupo de amigos então aqui vai algumas das respostas
1- Resposta .Concordo com o pastoreio de mulher.
2- Resposta Gálatas 3:26-28 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.Não há judeu nem grego,escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos são um em Cristo.
3- Resposta Um pastor tem que ter:
Compromisso com a Palavra;
Compromisso com a Verdade;
Compromisso com a Oração;
Compromisso com as pessoas;
Compromisso com o Ministério.

Deve ser honesto, ter caráter, e intimidade com o Pai.
 Eu penso que é muito útil o pastoreio do “casal” sendo possível a mulher ser pastora, mas sob a liderança do homem. Existiram na história da igreja muitas mulheres ordenadas a diaconisas, bispas e presbíteras. Blomberg tem algumas explicações que incomodam muitos complementaristas mais radicais e fundamentalistas. Por exemplo, ele crê que "mulheres apóstolas, como Júnia, teriam por definição, ensinado grupos de ambos os sexos e é óbvio que mulheres diaconisas como Febe, exerceram sob a liderança dos presbíteros, autoridade delegada sobre o restante da igreja." (p. 480). Comentando sobre Febe, ele diz que ela é "descrita como Diakonos da igreja em Cencreia e como uma prostatis de muitos, incluindo Paulo. Emboras as versões geralmente traduzam o primeiro desses termos simplesmente como 'serva', essa era a palavra-padrão para 'diácono' e uma forma marcadamente feminina do substantivo ainda não havia se desenvolvido em grego. Considerando que Febe é chamada Diakonos de uma igreja específica, é mais provável que nesse contexto o termo seja o título de um cargo." (p. 360) Ele faz um comentário pertinente sobre as diaconisas da igreja primitiva quando comenta 1 Tm 3.11: "Quem são as gunaikas do versículo 11? Alguns as interpretam como esposas dos diáconos.  Mas por que então as esposas dos supervisores (ofício superior) deveria ficar totalmente sem menção e sem regulamentação? O mais provável é que essas mulheres sejam diaconisas. Até que o catolicismo desenvolvesse suas ordens monásticas, que vieram a funcionar como uma espécie de substituto, as diaconisas serviam praticamente de modo universal em toda a igreja Primitiva." (p. 485, 486)

Já sobre Júnia, Blomberg faz uma crítica e chama de problemático o argumento de que Júnia era notável aos olhos dos apóstolos, "quando, na verdade, ela [a passagem de Rm 16.7] atribui sim apostolado a essas duas pessoas." (p. 360) Os mais recentes complementaristas estão convictos de que Júnia foi uma mulher e apóstola, no entanto, compreendem seu apostolado no sentido geral e mais abrangente. Blomberg faz parte desse grupo, alegando que ela era uma apóstola no sentido de missionária ou plantadora de igreja (p. 361). Embora ele acredite que esteja "claro que essa mulher exercia autoridade sobre igualmente homens e mulheres, ela não parece ter desempenhado o mesmo papel que os presbíteros de uma igreja local." (p. 361)

Fonte: BLOMBERG, Craig L. Introdução de Atos a Apocalipse. Vida Nova.

4- Resposta  Eu acho que pode existir mulher pastora, mas existem linhas que não aceitam, baseado em coríntios
 Hoje em dia as mulheres estão trabalhando e estudando até mais que os homens
 Os dois desempenham o mesmo papel

De todos os grupos que enviei essa pergunta apenas quatro pessoas me responderam, mas já é alguma coisa, né
Um bom começo para colocar no meu blog

Bem minha experiência como pastora começou em 1999, Quando cheguei no Rio Grande do Sul, na época lembro-me de ter ido ao um pronto socorro e quando me perguntaram minha profissão eu disse Pastora, quando entrei para ser atendida pelo médico, ele muito surpreso me perguntou ;Mas existe pastora mulher ? Eu sorrindo respondi pra ele , assim como existe médico e médica , professor e professora existe sim pastor e pastora , isso em 1999.
Acredito que fui a primeira mulher pastora,,na cidade onde cheguei,após o ocorrido eu comecei a  pesquisar sobre o assunto e li um livro que muito me ajudou a entender esse chamado pastoral
"Mulheres com um Propósito " autora Cindy Jacobs
É um livro que vale a pena ser lido por todos pastores e pastoras que ainda tem alguma dúvida sobre assunto ou ficam cheio de dedos ao falar sobre esse assunto
Aos demais agradeço de antemão a abordagem e a disponibilidade em me ajudar na construção de mais um tema para o blog

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...