quinta-feira, 2 de abril de 2020

Saul




Quando leio na Bíblia a história do rei Saul de como foi escolhido e de como ele andava na presença de Deus ,vejo detalhes que muitos pregadores não falam em suas mensagens , aliás eles só falam mal de Saul , só falam das atitudes más dele etc.
Então em defesa quero mostrar aqui um Saul que realmente foi eleito e escolhido por Deus , mas que cometeu um erro que hoje eu considero o erro de muitos pastores!
Vamos começar falando dos sucessores de Samuel seus filhos
Quando Samuel ficou idoso, nomeou seus filhos para serem juízes sobre Israel.
Joel, seu filho mais velho, e Abias, o segundo mais velho, julgavam em Berseba,
mas não eram como seu pai. Eram gananciosos, aceitavam subornos e pervertiam a justiça.


Bem a Bíblia diz que os filhos do Profeta Samuel eram gananciosos, então podemos dizer que ele foi um excelente profeta , homem santo, em quem não havia repreensão, porém como pai ele não soube fazer de seus filhos sucessores de acordo com o padrão, ou seja podemos ser pastores ou profetas maravilhosos, mas senão tivermos sucessor , nosso sucesso não é sucesso é fracasso, pois todo conhecimento morre conosco.
Pois sucesso sem sucessor não é sucesso é fracasso.
O povo de Israel viu que os filhos de Samuel não eram como ele , e não queriam que eles pessoas que não seguiam o exemplo do pai para governa-los . e ai eles pedem um rei para julgar as causas deles.
Samuel não gostou de que lhe tivessem pedido um rei e buscou a orientação do Senhor.
O Senhor lhe respondeu: “Faça tudo que eles pedem, pois é a mim que rejeitam, e não a você. Eles me rejeitaram como seu rei.
Desde que os tirei do Egito até hoje, eles têm me abandonado e seguido outros deuses. Agora, tratam você da mesma forma.


Podemos perceber a tristeza de Deus nesse versículo, dizendo : "Não foi você que eles rejeitaram, mas a mim, e o fazem a todo tempo desde que os tirei do Egito.
Essa palavra conforta um pouco a Samuel. e quando ele se encontra com Saul a Bíblia diz sobre o Saul o seguinte:
Havia um homem de alta posição chamado Quis, da tribo de Benjamim. Era filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, da tribo de Benjamim.
Seu filho Saul era o jovem mais atraente de todo o Israel; era tão alto que os outros chegavam apenas a seus ombros.


1 Samuel 9:1,2
A escolha de Deus para o povo foi boa , escolheu na minha opinião um homem atraente e que ao representear o povo imporia respeito até mesmo diante de sua estrutura como homem.
Quando Saul sai para procurar as jumentas de seu pai ele se encontra com Samuel, e pede ajuda para encontra-las e olha a resposta que vemos de Samuel para Saul 

E não se preocupe com as jumentas que se perderam há três dias, pois foram encontradas. Eu lhe digo que as esperanças de Israel estão centradas em você e sua família!”
Saul respondeu: “Mas sou apenas da tribo de Benjamim, a menor das tribos de Israel, e minha família é a mais insignificante de todas as famílias dessa tribo! Por que o senhor fala comigo dessa maneira?”.


Eu vejo aqui um homem honesto e preocupado com as coisas de seu pai e acima de tudo um homem humilde, pois não tinha em seu coração pretensões de governar uma nação, ou mesmo se achava capaz para isso.Então Samuel tem que lhe dizer como as coisas iriam acontecer para que ele se tranquilizasse mais.

“Quando chegar a Gibeá-Eloim, onde fica o destacamento dos filisteus, encontrará um grupo de profetas descendo do lugar de adoração. Virão tocando harpa, tamborim, flauta e lira, e estarão profetizando.
Nesse momento, o Espírito do Senhor virá poderosamente sobre você, e você profetizará com eles. Será transformado numa pessoa diferente.
Depois que esses sinais se cumprirem, faça o que tiver de fazer, pois Deus está com você.


E mais vemos no versículo que se segue  que Deus lhe deu um novo coração.( Ah eu quero um novo coração todos os dias, comentário meu esse pessoal)
Assim que Saul se virou para partir, Deus lhe deu um novo coração, e todos os sinais anunciados por Samuel se cumpriram naquele dia.

1 Samuel 10:9

no versículo que se segue a Bíblia diz que existia dois grupos com Saul, um grupo que tinha o mesmo coração e um grupo que zombava dele, e se recusavam a lhe trazer presentes .

Saul também voltou para sua casa, em Gibeá, acompanhado por um grupo de homens cujo coração Deus tinha tocado.
Havia, no entanto, alguns desocupados que debochavam: “Esse sujeito nunca nos salvará!”. Desprezaram Saul e se recusaram a lhe trazer presentes. Mas Saul não lhes deu atenção.

1 Samuel 10:26,27

Muitas vezes amados pastores e líderes haverá pessoas do nosso lado que reconhecerá que Deus é conosco e outros que estarão conosco apenas pra ver nossa queda
Mais a frente o povo teve problemas com os filisteus e Deus usou Saul , para libertar o povo

O Espírito de Deus veio poderosamente sobre Saul, e ele se enfureceu.
Pegou dois bois, cortou-os em pedaços e enviou mensageiros para levá-los a todo o Israel com o seguinte aviso: “Isto é o que acontecerá aos bois de quem se recusar a seguir Saul e Samuel na batalha!”. E o terror do Senhor caiu sobre o povo, de modo que todos saíram para guerrear como um só homem.

1 Samuel 11:6,7

Vejo mais aqui em Saul um homem que após ter vencido uma batalha sabia que não era para sua glória mas para libertar o povo e não tinha nele espírito de vingança ainda que o povo queria isso

Então o povo disse a Samuel: “Onde estão aqueles que perguntaram: ‘Por que Saul deveria nos governar?’ Tragam esses homens aqui, e os mataremos”.
Saul, porém, respondeu: “Ninguém será morto hoje, pois neste dia o Senhor livrou Israel”.

1 Samuel 11:12,13

Sabe irmãos devemos saber a hora certa de parar com a guerra, mesmo que o povo esteja nos impulsionando a fazer mais.

Saber quando parar é uma Sabedoria, e estar na direção de Deus.
Não vamos deixar o povo nos incitar a querer uma matança de inimigos de Deus. Não é pra isso que recebemos o Espírito de Deus

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...