domingo, 19 de outubro de 2014

CO-HERDEIRAS

De acordo com Pedro, o motivo específico pelo qual devemos honrar nossas esposas é porque elas são co-herdeiras na graça da vida.Isso significa que elas são iguais em posição diante de deus.Você não goza de qualquer vantagem perante Deus por ser homem.embora possam dizer que não,alguns homens acreditam nesta mentira sobre a superioridade masculina no fundo de seu coração,e isso é absurdo.Essa ficção foi concebida por homens machistas que um dia comparecerão diante do trono de Deus e prestarão contas por isso.Tornou-se óbvio para mim em quse vinte anos de ministério itinerante,juntamente com o estudo das Escrituras,que o favos de Deus é retido naquelas igrejas que vêem a mulher como espiritualmente inferior ao homem. Na verdade,encontraremos opressão espiritual ,peso e cativeiro nesses lugares.
Precisamos fazer algumas perguntas a nós mesmo.Em algumas igrejas ,porque as mulheres não são incluídas na equipe de liderança ? Porque não é permitido ás mulheres ministrarem no domingo pela manhã ? Porque as mulheres não são incluídas nas equipes pastorais de algumas igrejas? Porque em liderança temos somente a voz dos pais em lugar da voz das mães? Uma igreja sem voz da mãe não é diferente de uma família sem mãe,tendo somente o pai para criar os filhos.É possível ,mas uma influencia muito significativa está faltando, e os filhos sofrem.em famílias onde mães morreram tragicamente ou partiram,Deus dá Graça ao homem para criar filhos saudáveis.Entretanto,quando as igrejas evitam a voz das mães,há falta de graça,pois a igreja evitou a sabedoria de Deus.
É possível você proteste "Mas a Bíblia diz que o líder deve ser esposo de uma só mulher". Vamos abondar o que Paulo escreve: "O bispo deve ser um homem que ninguém possa culpar de nada.deve ter somente uma esposa"( I Tim 3:2)
Essa declaração realmente é específica quanto ao gênero, e não neutra,um líder deve ter apenas uma esposa.No entanto,devemos pensar bem no que está sendo dito á luz de todas as Escrituras.paulo está escrevendo a pessoas que estavam acostumadas a ler as Escrituras do Antigo Testamento.No Antigo Testamento você encontrará muitos casos de homens que têm mais de uma esposa: Abraão,Joacó,Elcana( o marido de Ana e Penina), e isto só para mencionar alguns.No entanto,você não encontrará um incidente no Antigo Testamento onde uma mulher tinha mais de um marido.Não era comum e nem mesmo permitido,pois era contrário á lei.Então,por que paulo escreveria que uma mulher deve ter apenas um marido para ser líder de uma igreja? Não seria necessário.Você pode achar que estou exagerando; no entanto,se nos ativermos de forma restrita a essas palavras,então teríamos de excluir os homens solteiros das posições de liderança na igreja,porque eles também não são maridos de uma só mulher.Se este fosse o caso,Paulo teria excluído a si mesmo da posição de líder da igreja,o que é ridículo.Alguns de nós temos tido uma visão muito limitada nesta área.
Não se trata do gênero;trata-se do chamado e do dom de Deus na vida de uma pessoa.Os homens que desencorajam suas esposas ,ou as mulheres de sua igreja,de ministrarem nas áreas de seu chamado,fecham entremente as janelas dos céus sobre seus lares e ministérios.Sim,podem haver áreas de benção,mas a benção completa do céu estará em falta.
O Corpo de Cristo tem sido aleijado devido a desonra demonstrada para com mulheres.Entretanto, a boa notícia é esta as "coisas não vão permanecer  assim.Pois o Profeta Joel e o Apóstolo  Pedro,ambos previram pelo espírito de deus a restauração das mulheres ao ministério nos últimos dias,diz Deus: Derramarei do meu espírito sobre todas as pessoas.os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os mocos terão visões, e os velhos sonharão.Sim,Eu derramarei o meu espírito sobre os Meus servos e as Minhas servas,e naqueles dias eles também anunciarão a Minha mensagem"(Atos 2;17-18). Observe que tanto os homens quanto as mulheres proclamarão a Palavra de Deus.Isso também é profetizado pelo salmista "O Senhor deu a palavra; grande á falange das mensagens das boas novas"( Salmo 68:11). Quem especificadamente são aqueles que proclamam a Palavra de Deus ? Precisamos recorrer a outras versões para encontrar as respostas : "O Senhor dá Palavra (de poder);as mulheres que levam e publicam (as novas) são um grande exército ( Salmo 68:11 AMP).
Não é nos homens e mulheres que o salmista está focando,mas especificadamente nas mulheres.Deixe-me compartilhar com você outras versões"O Senhor anuncia vitória,e multidões de mulheres proclamam as felizes notícias "( NLT). As mulheres devem proclamar a Palavra de Deus,e não somente a outras mulheres,mas também aos homens,Vemos esta verdade confirmada em Jesus.Não é interessante que a primeira evangelista tenha sido Maria Madalena ? O próprio Jesus foi quem a enviou.Lemos "Recomendou-lhe Jesus : Não me detenhas,porque ainda não subi para Meu pai,mas vai ter com Meus irmãos e doze-lhes : Subo para Meu Pai e vosso Pai,para Meu Deus e vosso Deus:. Então,saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos : "Vi o Senhor! E contava que Ele lhe dissera essas coisas"( João 20: 17-18)
Vamos nos aprofundar um pouco mais.Se formos até o Evangelho de Lucas,descobriremos que Maria era palestrante líder,jesus enviou não apenas ela,mas um grupo de mulheres  para proclamarem a ressurreição do Senhor aos apóstolos. Lemos: Foi Maria Madalena,Joana,Maria mãe de Tiago e outras mulheres com elas,que disseram estas coisas aos apóstolos"(24:10)
Então,as mulheres proclamaram a Palavra de Deus aos homens, e foi Jesus quem as enviou!
Não é interessante que a primeira a falar aos outros no templo,tanto homens quanto mulheres,sobre a chegada do Messias,tenha sido Ana,a profetiza? Simeão foi o primeiro a falar a José e Maria,porém a primeira a falar ás multidões no templo foi Ana.Lemos : "E chegando naquela hora,dava graças a deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém (Lucas 2:38)
Não é interessante que Felipe tivesse quatro filhas que declaravam a Palavra de Deus ? Lemos "Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam"( Atos 21:9). Elas proclamavam sob inspiração divina a Palavra de Deus.Como podemos cumprir a grande comissão se mais da metade do Corpo de Cristo não está sendo honrado para cumprir o seu chamado? Quando os homens alimentam o chamado de deus na vida de suas esposas,eles receberão uma grande recompensa.Tenho visto isso na minha própria vida.


Texto retirado do Livro A recompensa da Honra de John Bevere

Vaso mais frágil

Veja novamente as palavras de Pedro 


"Maridos,vós ,igualmente,vivei a vida comum do lar,com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como a parte mais frágil; tratai -a com dignidade,porque sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida,para que não se interrompam as vossas orações".

Devemos viver com nossas e esposas com entendimento. a palavra de deus a mim em oração,que acabo de compartilhar,deu-me o entendimento necessário para viver com êxito com minha esposa.
Há tanto discernimento que você ainda precisa adquirir com a Palavra de Deus sobre como viver com êxito em seu casamento ! Muitos divórcios poderiam ser evitados se os homens simplesmente dedicassem tempo para buscar entender como as mulheres são diferentes deles.Se pegarmos o masculino e o feminino e os unirmos,teremos o reflexo completo da imagem de Deus.
Ah,sim,é verdade,você não pode ver a natureza de Deus apenas no homem ou apenas na mulher.Como sabemos disto? As escrituras nos dizem que: "Criou deus pois,o homem ( a humanidade ou os seres humanos) á Sua imagem , á imagem de Deus os criou;homem e mulher os criou"( Gen 1:27)
Deus "o"criou á sua imagem,mas "o "refere-se ao "homem e mulher". As escrituras mencionam especificadamente que é necessário o homem e a mulher para termos uma representação da humanidade,e a humanidade é criada á imagem de Deus.Por este motivo,Paulo declara: "Todavia,nem o homem é independente da mulher,nem é independente do homem , no Senhor "( I Cor 11:11)
Voltando ás palavras de Pedro , vemos que ele diz que o homem deve honrar sua esposa de duas maneiras: primeiramente como a parte mais frágil,e em segundo lugar,como co-herdeira da graça da vida.Vamos tratar brevemente do primeiro aspecto.Devemos honrar nossas esposas como parte mais frágil.isso quer dizer devemos trará-las como damas.os homens são fortes, e devem usar a nossa força para proteger nossas esposas.Esta instrução também se aplicaria ás coisas simples,como abrir portas para elas,puxar a cadeira  no restaurante antes que elas se sentem,protege-las de pessoas rudes, e daí por diante.
Uma vez que o  marido é o cabeça do lar,devemos dar preferência a nossas esposas.isso significa que se você só tem o dinheiro suficiente para comprar uma roupa nova para uma ocasião especial,demonstre que você a valoriza insistindo para que ela compre uma roupa nova para ela,e não para si mesmo. ao escolher um local para passar as férias,se ela quiser ir para um lugar e você para outro,opte pela escolha dela.No reino,liderar é servir,e não dominar.
Como marido, o único momento em que suas decisões devem se impor ao desejo de sua esposa é quando você estiver certo de que aquele é a melhor opção para ela,para a família,ou para o reino de deus.Do contrário,prefira sempre os desejos dela aos seus.esta foi uma das razões pelas quais você foi colocado como líder sobre ela,para dar a sua vida por ela.isto é honrar sua esposa e você será abençoado e recompensado,e suas orações não serão impedidas.


Texto retirado do Livro A Recompensa da Honra de John Bevere.


A Honra no Lar - a Esposa

Não apenas os filhos estão debaixo de autoridades no lar,mas também a esposa.Em um capítulo anterior,falamos sobre a importância da esposa honrar seu marido.Mais uma vez,assim como conteve com os filhos o inverso também é verdadeiro.

Honre Sua esposa

Pedro disse:
Maridos,vós igualmente,vivei a vida comum do lar,com discernimento;e ,tendo consideração para com vossa mulher como a parte mais frágil.

Pedro declara especificadamente que as esposas devem se honradas.Alguns homens interpretam este versículo como a mulher estando abaixo do marido no que diz respeito ás coisas espirituais.Na verdade, a "parte mais frágil "não significa que a esposa está abaixo de você;significa que ela não pode levantar pesos na mesma medida que você.A força física da mulher comum 'é inferior á do homem comum. A Amplified Biblie registra este versículo "honrado a mulher como(fisicamente) mais fraca". veja as palavras de pedro na versão NLT ( New Living Translation) : "Do mesmo modo,vocês,maridos,devem honrar suas esposas.Tratem-nas com compreensão enquanto vivem juntos.Elas podem ser mais fracas do que vocês,mas são suas parceiras em condição de igualdade no dom de Deus que é a vida eterna.Se você não as tratam como devem,suas orações não serão ouvidas.
Somos parceiros em igualdade - co-herdeiros - da herança da graça.No entanto,na parte final deste versículo,vemos uma declaração surpreendente e notável que tem a ver com a oração atendida: se o marido desonra sua esposa suas orações não serão ouvidas. Uau,isto é sério ! esta seria uma vida miserável para qualquer pessoa.Pense nisto: a sala do trono não ouvirá suas orações,sua palavras nem mesmo atingirão os ouvidos de Deus,se você desonrar sua esposa. Isso é o suficiente para chamar toda minha atenção.Isso requer uma reflexão considerável da nossa parte como maridos.A boa notícia é que o oposto também é verdade ; se você honrar sua esposa,você terá confiança quando estiver em oração diante do Senhor.
Quero parar um instante e falar diretamente a vocês maridos.Vocês tratam suas esposas como preciosas? Vocês ouvem suas palavras,ou as evitam,pensando consigo mesmo: Ah, ela é apenas uma fêmea emocional? Eu aprendi esta lição da forma difícil.No início de nosso casamento,eu desprezava os conselhos de minha esposa.Entretanto,com o tempo percebi que ela frequentemente dizia coisas que por fim viriam a provar ser a sabedoria de Deus.
Eu me via como sendo o mais espiritual; ah,como eu estava errado!
Depois que Lisa provou com precisão que estava certa em diversas ocasiões relacionadas a várias áreas,levei este assunto a Deus em oração.protestei:"Deus,eu oro as vezes durante duas horas por dia,ela ora talvez por dez ou vinte minutos, e muitas vezes essas orações são feitas no chuveiro "( Eu também estava errado a este respeito;minha esposa vive uma vida de oração e tem comunhão regularmente com Deus em seu dia a dia - algo que aprendi a fazer mais tarde ).
Continuei : Porque ela está certa com tanta freqüência com relação a questões importantes e eu estou errado ?
A resposta do Senhor foi imediata: Filho,desenhe um círculo em um pedaço de papel ".
Eu o fiz.
"Agora marque com um X todo o interior do círculo.
Fiz isso também
Ele prosseguiu ; "Agora desenhe uma linha bem no meio do círculo ( criando assim duas metades). Você perceberá que aproximadamente 50 por cento dos X estão em uma metade do círculo,e o restante está na outra metade". Concordei.
Então o Senhor disse: "Os X representam a minha sabedoria e conselho,a informação que você precisa para tomar decisões sábias.O círculo é um ,mas está dividido em duas metade e Lisa é a outra.Vocês são uma só carne,representando o círculo completo,embora ainda sejam indivíduos ,representados por cada metade do círculo.Mas o círculo não está completo se você olhar apenas para a sua metade".
Ele prosseguiu : "Você perceberá que da sabedoria e do conselho encontram-se do lado de Lisa,e a outra metade encontra-se do seu lado . Você tem tomado todas as suas decisões de família com base na metade da informação que precisa de Mim,apenas as que estão do seu lado.Você não tem observado as minhas informações que estão do lado dela.Eu lhe darei informações necessárias, e darei a ela informações necessárias,mas como um líder sábio,você deve aprender a extrair de Lisa aquilo que eu mostro a ela , e discutirem o assunto antes de tomar uma decisão final como líder da casa.
Aquele encontro com Deus mudou totalmente minha vida de casado.Compreendi então que quando eu era um homem solteiro,eu era um círculo completo, e agora,como homem casado,sendo uma só carne com minha esposa eu não podia mais viver como vivia quando era solteiro.


Texto retirado do livro A Recompensa da Honra de John Bevere.

A Recompensa da fidelidade à Deus

E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Daniel ...