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Primeiro de Tishrei: aniversário do mundo | |||||||||||
O mês de Tishrei
é o sétimo no calendário judaico. Isso pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná,
o Novo Ano, é no primeiro e segundo dia de Tishrei. A razão é que a Torá fez o
mês de Nissan o primeiro do ano, para enfatizar a importância histórica da
libertação do Egito, que aconteceu no décimo quinto dia daquele mês, e que
assinalou o nascimento de nossa nação.
Entretanto, de
acordo com a tradição, o mundo foi criado em Tishrei, ou mais exatamente, Adam
(Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia de Tishrei, que foi o sexto
dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso,
Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
Há doze meses no
ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico tem sua Tribo
representativa. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan. Isto tem um
significado simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea disse: "D'us
julgou-me e também atendeu à minha voz." Dan e Din (Yom HaDin, Dia do
Julgamento) são ambos derivados da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a
época do Julgamento Divino e do perdão. Similarmente, cada mês do calendário
judaico tem seu signo no Zodíaco (em hebraico mazal). O mazal de Tishrei é a
Balança. Este é o símbolo do Dia do Julgamento, quando D'us pesa as boas e as
más ações do ser humano.
Embora cada Lua
Nova seja anunciada e abençoada na sinagoga no Shabat que a precede, a Lua Nova
de Tishrei não é anunciada nem abençoada, pois o próprio D'us a abençoa. O
aspecto místico de Rosh Hashaná é indicado nas Escrituras: "Soe o shofar na Lua
Nova, em ocultamento do dia de nossa festa."
Satan, o
Acusador, não deve perceber a chegada de Rosh Hashaná, o Dia do Julgamento. Esta
é também uma das razões pelas quais a Lua Nova não é mencionada nas preces de
Rosh Hashaná. É também um dos motivos pelos quais a primeira porção do livro
Bereshit da Torá não é lida em Rosh Hashaná, embora seja apropriado lê-la, pois
Rosh Hashaná é o aniversário do Homem, quando Adam foi criado.
O primeiro dia de
Tishrei, que é o primeiro dia de Rosh Hashaná, jamais pode cair num domingo,
quarta ou sexta-feira. Historicamente, entretanto, o primeiro Rosh Hashaná foi
numa sexta-feira, o sexto dia da Criação. Neste dia, D'us criou os animais dos
campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente - o
homem. Assim, quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para
ele.
Nossos sábios
viram nisso a ordem da Criação, como a consideração do bom anfitrião que, antes
de convidar um hóspede de honra, coloca a casa em ordem, prepara as lâmpadas
mais brilhantes, uma refeição deliciosa, etc., para que seu convidado encontre
tudo preparado. Mas também vêem nisto uma profunda lição: se o homem é
merecedor, é tratado como um convidado de honra; se não o merece, dizem-lhe:
"Não fique orgulhoso de si mesmo; até um inseto foi criado antes de
você!"
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sábado, 29 de dezembro de 2012
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